Nos últimos meses, a pandemia deCOVID-19 transformou a maioria dasatividades no local em eventos virtuais,no mundo todo. No entanto, como namaior parte da China a doença está sobcontrole, a comunidade de Chengdu doPMI da China reabriu seus eventos degerenciamento de projeto no local. Asérie “Gerentes de Projetos na Berlinda”foi lançada no final de agosto, comtópicos definidos para cada evento,para ajudar os gerentes de projeto afortalecerem as interações por meiode discussões sobre a profissão epara ajudar a aliviar o estresse emuma atmosfera relaxante de “críticassaudáveis”. O primeiro evento, concebidocom o tema de gerenciamento daspartes interessadas, foi um sucesso econtou com o apoio dos voluntários doPMI da China e mais de 40 gerentes deprojeto integrantes de vários setores.
Durante o evento, foram identificadosdois grandes problemas dogerenciamento de partes interessadas,com brincadeiras e discussõeslevantadas pelos grupos de participantes.
O primeiro “Gerentes de Projetos na Berlinda”
— uma série local realizada em Chengdu
de tempo e custos de um
projeto, e o comprometimento
da qualidade pela falta de
comunicação adequada e clara
com várias partes interessadas
em seu projeto. Os participantes
ouviram sua história em grupos
separados e fizeram discussões
acaloradas sobre entregas
de fornecedores, técnicas
de comunicação, unidades
de negócios e riscos jurídicos
para identificar a causa do
problema e, em seguida, cada
grupo indicou um representante
para compartilhar suas conclusões
e soluções para o problema. Neste
caso, a chave é o fornecedor, e todos
concordaram. O gerente de projeto
deveria ter identificado o problema
com o fornecedor e encontrado
uma solução assim que os problemas
indicassem uma possível falha. Outro
aspecto importante a ser lembrado é
que gerentes de projeto devem sempre
elaborar um orçamento do projeto
razoável, antes que a aquisição seja
realizada, ajudando a garantir que todas
as etapas estejam sob controle.
Berlinda 2: Por que ochefe não deu explicaçõesclaras sobre o projeto?
A segunda participante na berlinda foiHua, gerente de produtos médicos. Elase disse confusa quando o seu chefesolicitou que elaborasse um projeto comcronograma de três meses a três anos.Esta é uma questão frequente paragerentes de projeto, especialmentequando se trata de empresastradicionais que vêm se transformandoem empresas de internet. Muitosparticipantes se identificaram comesse tema na berlinda, afirmando queseus chefes também já lhes solicitaramelaborar um projeto sem fornecer
Amina enquanto descrevia o seu caso deprojeto, acompanhada pelo apresentador.
Discussões em grupo
requisitos detalhados, o que causou afalha do projeto ou extensões de escopo.
Os quatro grupos forneceram sugestõescom base em experiências próprias. Oslíderes têm uma visão macro e os gerentes de projeto devem ajudá-los a identificar os requisitos detalhados e completara especificação do trabalho. Por exemplo,a gerente de projeto, neste caso, poderiaapresentar um plano de gerenciamentodo projeto detalhado com demonstra-ção dos primeiros três meses para seuchefe, para que este confirmasse se oplano era viável, oferecendo uma basepara que o chefe pudesse tomar novasdecisões. Os gerentes de projeto devemdefinir o escopo do projeto corretamen-te, antes que o projeto seja oficialmenteiniciado. Vale a pena até cometer algunserros no estágio inicial com este objetivo,caso contrário, tudo será feito em vão.
Agradecemos especialmente a PengDandan, Ren Zongxiu, Liu Xiaoshuang,Zhou Lingzhi e Gao Ming, voluntários doPMI, por seus esforços na organizaçãoe coordenação do evento bem-sucedido. Todos contribuíram para o evento eos participantes concordaram que foisignificativo e prático. No futuro, maiseventos em série serão realizados, e esperamos que a comunidade do PMI daChina em Chengdu continue aprenden-do e aplicando tudo o que aprendem.
Berlinda 1: A comunicaçãoadequada e clara comvárias partes interessadasé sempre muito difícil!
O primeiro participante na berlinda,Amina, uma gerente de projeto de TI,contou uma história sobre estouro
Notícias do PMI da China